terça-feira, julho 17, 2007

Arranca a alma

Desde há quase 2 semanas que a pimpolha tem feito birra tanto para ir com o Pai como para ficar quando a trás.
Se por um lado não quer ir, por outro não quer ficar no regresso.
Tem sido frequente chamar o papá quando lhe coloco limites ou simplesmente não lhe satisfaço um desejo.
Tento reagir pelo silêncio demonstrando que não me afecta.
Mas hoje após umas quantas birras tipo lágrimas de crocodilo, antes de tomar banho, fez mais uma daquelas e disse que queria ir para o papá e que não queria ficar comigo. E repetiu. E repetiu.
Há alturas em que nos custa ouvir uma destas de uma pirralha de quase 3 anos...
Esta foi uma dessas alturas. Desatei a chorar de dor.
Tantos sacrfícios que tenho feito; tanta luta; tanta empenho em estar sempre bem para ela apesar das agruras porque pedagogicamente não se deve passar a ansiedade e tristeza para os filhos e no fim vamos ouvindo/vivenciando claramente a rejeição...

Bem sei: "não ligues; ela quer afectar-te; se lhe mostras que mexe contigo nesse ponto, estás feita; ela é apenas uma criança a deixar de ser bebé; no fundo ela está contigo; um dia ela há-de fazer as suas próprias avaliações; tu és uma super mãe; ela não percebe; ..."
Eu sei isso tudo e tenho-o posto em prática cada dia que me faz sentir assim, mas caramba, hoje afectou-me.

Ou ainda: "o que estará em falha contigo para que ela se sinta assim?"
Bolas, será que a culpa tem de ser sempre nossa??

Tanto que tenho sentido ao longo destes anos da sua existência;
tanto que tenho penado;
tantas escolhas feitas sempre em função do seu bem estar, ficando eu para trás ou apenas uma enormidade de sonhos e desejos;
tantas escolhas feitas colocando-a sempre em primeiro lugar;
tantas coisas que tive de prescindir;
tanto amor que lhe dou;
tanta educação;
tanto investimento;
tanta culpa de sentimentos emergentes quando por alguma razão me arrependo de ter optado por ser mãe...

E ainda..! a procissão ainda nem sequer vai no adro...

5 comentários:

Maríita disse...

Quiducha,
Então? Não tens motivos para te sentires culpada, ela chama o pai porque quer que ele anule as tuas decisões que ela não gosta. É um jogo que todas as crianças fazem e que se mantém até a adolescência. Isso não quer dizer que ela não é feliz ou que não gosta de ti, quer somente dizer que não gosta de limites.

Beijinhos

Ck in UK disse...

Oh menina tas parva ou que? vou ter que te bater via blogosfera....

as criancas fazem birras e dizem as coisas mais incriveis. Nao quer dizer que as sintam mesmo, mas num momento de raiva soltam a lingua. De certeza que se olhares pra tras te lembras dumas quantas que teras dito aos teus pais? (olha eu lembro-me de imensas!!!!)

resumindo, a culpa nao e tua e nao tens que a ter. E natural que te doa, doia a qualquer um/uma. Mas nao te deixes abater com isso. Ela chamou pelo pai, mas tu nao tas la quando ela berra por ti em frente ao pai, nao e? ja pensaste nisso?

Animo mulher!

Anna^ disse...

Embora muito novinha,quer-me parecer que a filhota está no início da fase de testar limites.Muita paciência e muita firmeza.Quanto ao chamar pelo pai estou como a ck:tu não estás lá para ouvir quando ela chama por ti. :)
E sabes que mais?parabéns pelo excelente desempenho que tens tido até aqui,não só como Mãe mas tb como Amiga dela :)
Cara levantada e bola prá frente :)

beijinho

June disse...

Esse episódio é perfeitamente normal. Vem nos livros.
Não te assustes miga.

Um beijinho

deKruella disse...

Ai mulher...um dia de cada vez! No dia seguinte ela dar-te-à uma alegria...mas compreendo-te perfeitamente e ainda nem chegeui ao teu patamar :)