segunda-feira, junho 25, 2007

Adivinhem o que descobri!

Tenho uma filha mesmo gira!
Costumo dizer a brincar, mas com ar sério para quem nos acabou de conhecer e elogia a sua beleza: "Não é parecida comigo, mas até é gira!" ehehehe
Começo a perceber que a minha firmeza perante as birras dela está a trazer resultados.
Foram tempos muito dificéis.
A saída do Pai de casa aos 18 meses, fê-la revelar o que como mãe nunca vira nela: birras de horas, mal estar, comportamento sem história, luta de poder.
Confesso que muitas vezes quase me levou à loucura.
Gritarias de 2 horas em plena madrugada! Ouvir 67 vezes "quero o livro!" quando estou a conduzir e não consigo dar-lho! Gritar cada vez que me afastava um metro dela, nem que fosse ir à cozinha! Passar a ferro com ela ao colo por birra (coisa diferente de mimo...)!
Foi desesperante não saber como lidar com ela nem a conseguir acalmar.
Arrependi-me tanto de ter embarcado nesta aventura de a ter... Culpava-me tanto por ter estes pensamentos... Precisava tanto de tempo e espaço para me recompor... Necessitava tanto de também eu ser pequenina sem a noção de TER sempre as antenas em alerta por ela...
Hoje não me culpo. Nem admito a ninguém que m'o faça.
Sinto alguma tristeza perante esse tempo globalmente, mas também sei que não conseguia fazer mais nem de forma diferente. Esforcei-me ao máximo para, apesar de tudo, lhe dar o meu mimo, o meu pouco tempo, para partilhar o meu espaço interior.
Fiz das tripas coração para "sobreviver" à dor interna ( e foi tamaaaaaaaaaanha...), para que nunca me visse chorar de dor, raiva ou ódio, de desprotecção ou solidão.
Hoje consigo descobrir uma filha fantástica, com muito menos birras, com uma doçura de beijos e xi corações, com um diálogo que me vai surpreendendo.
Adoro curti-la no parque, adoro curti-la sem tempo, adoro brincar numa guerra de equilibrio em cima da cama, adoro ouvi-la rir com "moche à mamã! moche à K.!"
Tenho uma filha bestial!!!!!
Tenho-a descoberto a cada dia que passa e ADORO!
AMO-A como nunca imaginei amar alguém.
Tenho sobre mim a noção que a formação pessoal dela depende exclusivamente de mim e isso trás-me um enorme peso.
Mas... modéstia à parte acho que tenho feito um bom trabalho.

2 comentários:

Andorinha disse...

E há dúvidas????
Com uma MÃE MAGNIFICA ASSIM!!!! Não tens par garota!! És única, especial, és amada! Que mais queres da vida? Eu se fosse a ti queria tudo! Pq a tudo tens direito e tudo mereces!
beijos do coração

mj disse...

No teu caso a "era" das birras coicidiu com a saida do pai...no meu caso não houve "saídas" e também passei por essa fase. Acho que depende mesmo das crianças (embora alguma instabilidade possa afectar, claro). Quando vía aquelas crianças sossegadinhas perguntava-me : o que é que eu estou a fazer de errado? Acho que nada, não há nada que se possa fazer, a não ser firmeza ...Agora também já entrámos na fase de acalmia, mas de vez em quando lá vai (acho que estou a pagar todas as vezes que disse : "se fosse meu filho...."). Mas as míudas das birras revelam-se depois grandes companheiras, são cheias de alegria e energia e ...(nem tenho palavras...) Viva! Tento ser firme, não ceder e os meus ouvidos já estão bemmmm anestesiados por isso, sem stress !!!